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PARCEIROS DO PROJETO

          

   


Empreendedorismo
Empreendedorismo

ESCOLA DE EMPREENDEDORISMO

TRANSFORMANDO UTOPIA EM NEGÓCIO DE VERDADE

A metodologia foca-se na tendência central de se vê o empreendedorismo como habilidade e competência, partindo deste principio percebemos que o empreendedor poderá então ser formado por meio de treinamentos empresariais que tenham este objetivo. Na oficina focamos sempre a importância de se desenvolver nos participantes a vontade de empreender e por em prática as possíveis ideias de negócios, para isso será desenvolvido conteúdos fundamentais para se abrir um empreendimento e gerir de forma profissional, visando à formalização, perpetuidade, geração de emprego, renda e o desenvolvimento regional.

APRESENTAÇÃO DA OFICINA

Esta oficina constitui-se em uma ferramenta metodológica a ser utilizada no Programa de formação de empreendedores Núcleo Universitário de Empreendedorismo e Consultoria Empresarial  “NUECE”, visa a implantação de uma metodologia padrão de incubadoras de empresas a ser utilizadas por universidade e centros de ensinos superior, e tem por finalidade desenvolver a metodologia e alinhar conteúdo de base conceitual integrado a outras oficinas que fazem parte do programa.

Na sua estrutura, a metodologia traz inicialmente o planejamento de cada encontro, que deverá servir como guia orientador para os professores que tiverem interesse na aplicação da metodologia. Em seguida apresentamos o passo a passo da aplicação da metodologia.

ENCONTRO 1- ESTUDOS AVANÇADOS SOBRE EMPREENDEDORISMO

OBEJTIVO:

Trazer aos participantes o conhecimento sobre os componentes essenciais sobre empreendedorismo e formação de empreendedores e a importância destes componentes para esta atividade, este é o objetivo central deste primeiro encontro.

CONTEÚDO:

  1. Histórico sobre Empreendedorismo;
  2. Principais conceitos e principais autores;
  3. Formação de Empreendedores;
  4. Exercícios, Dinâmicas e Vídeos;

CARGA HORÁRIA

8 horas.

PROCEDIMENTOS:

  1. Convidar o grupo a fazer um grande circulo onde todos deverão sentar-se um ao lado do outro;
  2. O professor inicia se apresentando, não deixando de ressaltar sua capacidade técnica no conteúdo a ser ministrado “Empreendedorismo”, ressalta ainda a aplicabilidade prática do programa e a importância deste conteúdo para a abertura de um novo negócio;
  3. Formar grupo com até 5 participantes;
  4. Apresentação individual dos integrantes do grupo, por meio de dinâmica de grupo;
  5. Apresentação das expectativas da oficina, esta deverá ser discutida no mesmo grupo e apresentada;
  6. Apresentação do conteúdo por meio dos PowerPoint, utilizando exercícios, dinâmicas, vídeos e estudos de caso;
  7. Para finalizar esta etapa, fazer um grande circulo e trabalhar os sentimentos dos participantes com relação ao conteúdo ministrado, as expectativas e propostas de melhorias para os próximos blocos da oficina.

 

ENCONTRO 2- MONTANDO A PRIMEIRA MATRIZ TRANSFORMANDO UTOPIA EM NEGÓCIO DE VERDADE

OBEJTIVO:

Trazer aos participantes o conhecimento sobre o jogo de Empresa Entrepreneurship Project para a elaboração do CANVAS  e a importância destes componentes para esta atividade, este é o objetivo central deste segundo encontro.

CONTEÚDO:

  1. Desenvolvendo Alianças Duradouras;
  2. Desenvolvendo os Valores Organizacionais;
  3. Aprendendo sobre Aplicação de Recursos em negócios;
  4. Aprendendo sobre origem de Recursos;

CARGA HORÁRIA

20 horas.

PROCEDIMENTOS:

  1. Fazer um brainstorming sobre o módulo 1;
  2. O professor faz uma apresentação prévia sobre o conteúdo e os objetivos desta segunda etapa da oficina;
  3. Formar grupo com até 5 participantes;
  4. Apresentação das expectativas para a segunda etapa, esta deverá ser discutida no mesmo grupo e apresentada;
  5. Apresentação do conteúdo por meio dos PowerPoint, utilização do jogo de empresa Entrepreneurship Project em rede de computadores, todo material deve ser explicado sempre focando ao desenvolvimento do CANVAS, conforme segue, explicação de conteúdo o exercício deverá ser finalizado com a geração em PDF do quadro, o objetivo é que todos os participantes da oficina tenham ao final deste módulo sua matriz preenchida;
  6. Apresentação em forma de seminário de cada uma das matrizes pelos seus respectivos criadores.

 

ENCONTRO 3- MONTANDO A SEGUNDA MATRIZ TRANSFORMANDO UTOPIA EM NEGÓCIO DE VERDADE

OBEJTIVO:

Trazer aos participantes o conhecimento sobre os componentes essenciais para o simulador Entrepreneurship prototype com objetivo de gerar o plano de negócio, e a importância destes componentes para esta atividade, este é o objetivo central deste terceiro encontro.

CONTEÚDO:

  1. Definindo o Negócio;
  2. Análise Mercadológica;
  3. Análise Financeira;
  4. Estruturando o seu Negócio;

CARGA HORÁRIA

40 horas.

PROCEDIMENTOS:

  1. Fazer um brainstorming sobre o módulo 2;
  2. O professor faz uma apresentação prévia sobre o conteúdo e os objetivos desta terceira etapa da oficina;
  3. Formar grupo com até 5 participantes (mesmo grupo desde a primeira fase);
  4. Apresentação das expectativas para a terceira etapa, esta deverá ser discutida no mesmo grupo e apresentada;
  5. Apresentação do conteúdo por meio dos PowerPoint, e utilização do jogo de empresa, todo material deve ser explicado sempre focando a geração do PDF do Plano de Negócio, conforme segue explicação de conteúdo, o objetivo é que todos os participantes da oficina tenham ao final deste módulo seu Plano de Negócio;
  6. Montar 5 grupos, dentre os grupos deverá ser escolhido um negócio estabelecido na segunda matriz, o grupo deverá desenvolver o negócio proposto e comercializar o produto ou serviço proposto, a equipe será a empresa em questão, os mesmos deverão por em prática tal ideia e a equipe vencedora será a que trouxer o maior faturamento oriundo da comercialização dos produtos da empresa criada na matriz escolhida. Apresentação desta fase será em forma de palestra de prestação de contas, contendo as dificuldades, falhas, acertos, e o relatório financeiro ou de prestação de contas da empresa.